Programa Vida Compassiva baseada em Mindfulness
(Mindfulness-Based Compassionate Living - MBCL)

A sabedoria ancestral e a ciência moderna confirmam os efeitos benéficos do mindfulness e da compaixão. Estas qualidades florescem com a prática, e são porventura o que o mundo precisa mais do que nunca. O Mindfulness Based Compassionate Living (MBCL) é um programa de treino de compaixão, desenvolvido por Erik van den Brink e Frits Koster, e um curso de aprofundamento subsequente a cursos fundacionais em mindfulness.

A compaixão não exclui ninguém. Abrange amigos e inimigos - humanos, animais, plantas, em toda a sua diversidade, e sim... também nós próprios.

Quando praticamos mindfulness, aprendemos a estar conscientes da nossa experiência momento a momento. Mas como lidamos com momentos que são especialmente difíceis e dolorosos? Este é um desafio que todos nós enfrentamos mais cedo ou mais tarde. Todos somos vulneráveis à adversidade, à perda, ao envelhecimento e à morte.

A chave é que não só aprendemos a encontrar a vida com atenção plena mas também com a compaixão ou heartfulness - com uma mente cuidadora e um coração atento. No entanto, muitas vezes somos duros connosco próprios. Pensamos que não devemos ser vulneráveis, culpamo-nos a nós próprios e isolamo-nos dos outros. Ouvimos um crítico interior, enquanto precisamos de um ajudante interior. E se não cuidarmos bem de nós próprios, também pode ser difícil compreender o que os outros precisam.

A compaixão é uma sensibilidade à dor e ao sofrimento - de nós próprios e dos outros - e um compromisso para os aliviar e prevenir. Não se trata de estarmos demasiado envolvidos com os outros à custa de nós próprios. Também não se trata de "chafurdar" em autocomiseração enquanto negligenciamos os outros. Trata-se de encontrar uma forma de cuidar de nós próprios e dos outros de uma forma equilibrada.

A compaixão é uma capacidade humana, presente em todos nós, que nem sempre teve a oportunidade de florescer. Felizmente, podemos desenvolver a compaixão com várias práticas, que é precisamente o que o programa Mindfulness-Based Compassionate Living (MBCL) deseja oferecer.

MBCL é uma formação de compaixão em oito sessões semanais/quinzenais. O programa foi desenvolvido para pessoas com competências básicas de mindfulness que desejam aprofundar os efeitos saudáveis de mindfulness com práticas de compaixão.

MBCL baseia-se numa visão secular e científica sobre a importância da (auto)compaixão para a nossa saúde e bem-estar - físico, emocional, e relacional. Inicialmente o MBCL foi desenvolvido em cuidados de saúde mental. Rapidamente, os benefícios tornaram-se claros para os próprios profissionais de saúde .

Entretanto, o desenvolvimento do MBCL expandiu-se para além dos cuidados de saúde mental, para área como a educação, contexto laboral e noutros contextos onde as pessoas desejem aprender formas de aliviar e prevenir o stress, dor e sofrimento e levar uma vida mais saudável e feliz.

tatuados Pulsos

Participar no MBCL requer que assuma um compromisso continuado consigo mesmo que implica estar presente na Sessão de Orientação prévia ao inicio do programa (obrigatória e gratuita), estar presente nas 8 sessões semanais, estar presente na sessão de dia inteiro entre a 6ª e a 7ª sessão e realizar as práticas entre sessões durante 30-40 minutos diariamente.

Investimento financeiro*:

Presencialmente - 190€ (inclui manual impresso)

On-line- 180€ (inclui manual digital)

Mais informação sobre o programa no site: www.compassionateliving.info 

* Pagamento total ou parcelado. Caso necessite de condições especificas de pagamento, contacte-me através do e-mail martalopes.psicologia@gmail.com.