Mindfulness na Parentalidade

O programa Mindfulness na Parentalidade é uma adaptação dos programa MBCT (Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness) e MBSR (Programa de Redução do Stress Baseado em Mindfulness), para pais que experienciam stress associado ao seu papel parental, problemas de relacionamento entre pais e filhos ou para pais que desejam melhorar a qualidade da sua parentalidade, a interação com seus filhos e dentro da família.

Mindfulness na Parentalidade é um programa de 8 sessões semanais e uma sessão de acompanhamento 8 semanas depois, em grupos de 8 a 20 pais, com sessões de 2 a 3 horas, dependendo do grupo-alvo.

 

Este programa é adequado para pais de crianças de todas as idades, desde bebés a adultos. As crianças não estão envolvidas nas sessões do programa.

O programa foi desenvolvido e testado nos últimos 20 anos por Susan Bögels e seus colegas e descobriu-se que ele tem efeitos profundos e duradouros relativamente à psicopatologia e o bem-estar dos pais e das crianças, ao stress parental, à paternidade reactiva, à qualidade das relações entre pais e filhos e na co-parentalidade. Estes resultados foram encontrados em contextos clínicos e preventivos.

Família feliz
Pai com seu filho
de mãos dadas